terça-feira, 2 de novembro de 2010

Caridade

Porque hoje encontrei um grande amigo, que admiro pela forma simples e positiva que tem de encarar a vida, lembrei-me deste tema sobre o qual tantas vezes com ele troquei ideias.

"A verdadeira lei do progresso moral é a caridade." (Camilo Castelo Branco)

Acho esta frase muito cheia, diz tanto em tão pouco. É aqui que reside a essencial do desenvolvimento do Homem.

Não é nas regras mesquinhas, de falsos moralismos, que cresce uma sociedade equilibrada onde há respeito entre os indivíduos.

E caridade é O VALOR. O valor que é completamente antagónico ao que se apregoa por moralidade e ao que se faz em nome desta.

Encontrei este texto, do qual gostei muito, e quis partilhar aqui:

"Do latim "caritas", terceira virtude teologal, é a mais importante trazida pelo cristianismo no plano a que hoje chamamos social. A caridade é a expressão do serviço aos outros, de gratuitidade, de partilha, de generosidade desinteressada. A caridade é, no plano da realização humana, o verdadeiro património comportamental do cristianismo. A caridade é muito mais que solidariedade, compaixão, enternecimento, filantropia, altruísmo ou mesmo fraternidade. É amor, respeito pelos outros, é entrega como valor de vida em sociedade. Não é um disfarce para a hipocrisia por vezes reinante nos dias de hoje. É uma virtude e um principio. É uma categoria moral. A caridade crista é muito diferente da mera partilha do que se tem a mais. Não é uma dispensa do supérfluo, nem uma acto de estigmatização daquele que não a tem. Caridade é amar sem contrapartida. É plenitude de desinteresse pessoal. A caridade é ao mesmo tempo a inteligência do coração e o coração da inteligência. É o ponto de encontro das nossas mãos, das nossas mentes e dos nossos corações na busca incessante do amor ao próximo. A caridade é um importante caminho para a esperança. A caridade significa dar as mãos por nada. E dar as mãos por nada não significa alguém receber nada pelas mãos dos outros. Porque dar as mãos por nada é o oposto de dar as mãos para nada."

Voltando ao amigo que acima referi, este entrou na nossa vida (minha e do Nuno) aos poucos mas de uma forma definitiva. O mundo era mais bonito e um sitio melhor para viver se existissem mais pessoas como ele. Sinto-me muito honrada por ter a sua amizade e por ser sua amiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário