sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Coração na boca.


Tenho o coração muito perto da boca.
Para uns um grande defeito para outros uma grande virtude.
Não podemos agradar todos, mas é a diversidade que faz a vida ser tão rica.
Por isto suscito, na maior parte dos casos, sentimentos extremos em relação à minha pessoa: há os que me adoram e os que não me suportam.

Não podemos, no entanto confundir o manifestar o que se sente com a forma como se o faz. Não é por dizer o que sinto que tenho o direito de faltar ao respeito de quem quer que seja, ou ser mal educada.
Se houver nobreza nos sentimentos não se corre esse risco.

Por outro lado há muito quem confunda civismo e diplomacia com dissimulação e cinismo.
O segredo está em dizer o que se acha, acredita e sente de forma cívica e diplomática, sem ser uma pessoa dissimulada ou cínica.

Tenho duas amigas que são eximias nesta arte, e os anos têm-me ajudado a desenvolver essa qualidade. Elas são o terror de quem é injusto, mentiroso ou dissimulado. Bem, só não são o terror dos tristes dos estúpidos que não conseguem ter capacidade cognitiva para digerir a argumentação delas. Não podemos esquecer que gente (daqueles que não chegam a pessoas) são como os cães: só percebem a entoação e não o texto que se diz. Curiosamente, estes confundem educação com submissão e quando uma pessoa faz valer a razão e os direitos, aqui d'El Rei que eu pensava que eu mandava.

E porque já fugi do tema do post, só me lembro de acrescentar: a falta de inteligência associada à ausência de valores, temperada com alguma presunção...hummm é um pitéu para o apodrecimento das relações interpessoais.

3 comentários:

  1. "Tenho duas amigas que são eximias nesta arte, e os anos têm-me ajudado a desenvolver essa qualidade. Elas são o terror de quem é injusto, mentiroso ou dissimulado. Bem, só não são o terror dos tristes dos estúpidos que não conseguem ter capacidade cognitiva para digerir a argumentação delas." ... acho que me identifico com esta parte, acrescenta mais uma amiga a estas duas ;)
    No que respeita ao não ter sala de espera entre o coração e a boca...PRIMEIRAS :) se bem que tenho andado a treinar e já vou tendo uns lugares disponíveis na minha sala de espera, em algumas circunstâncias.

    ResponderEliminar
  2. Oh Loira distraída, uma destas duas já és tu.

    ResponderEliminar
  3. A outra é a nossa amiga do 2º andar que nunca me viu fazer croché

    ResponderEliminar