domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher e a violência


Perto do dia internacional da Mulher, penso no que é ser mulher no século XXI.

Mulher hoje é tudo o que sempre foi e muito mais. Hoje temos muitos outros desafios e exigências, mantendo todas as outras que sempre tivemos ao longo da história.

Sou mulher. Sou uma mulher que trabalha e ganha o seu sustento, sou uma mulher que tem a seu cargo as normais tarefas domésticas, sou companheira e, acima de tudo, sou mãe.

E como mãe, perto de um dia como este, em que se homenageiam todas as mulheres, penso no que tantas fazem e fizeram para fazerem valer os seus direitos e afirmar a sua emancipação.

Quantas como eu, ter-se-ão sacrificado em prol de um projecto de vida que estava fracassado e que ao tentarem usufruir do direito, que têm enquanto pessoas, de serem felizes foram sujeitas a violência doméstica de cariz psicológico?

Tantas que como eu, pelos filhos se sujeitaram a serem ofendidas, a serem privadas da sua privacidade na própria casa, aguentaram a insegurança dentro do próprio lar, a serem torturadas através de várias formas como vendo o sono ser perturbado durante noites sucessivas, ser privada dos seus bens pessoais, ser enxovalhada com mentiras....

Quantas sofrem em silêncio, e quantas como eu têm coragem de contar e não o podem provar porque a única pessoa que o poderia fazer é quem lhe infligiu todo o mal?

Tudo isto por apenas quererem serem mães dedicadas como sempre foram, fazendo valer o direito que têm de serem felizes...

Por mim e por todas elas, porque ainda há homens que pensam que têm ascendência apenas por não serem mulheres, hoje não podia deixar de por aqui este apontamento.

Pelas mulheres que não se acomodam e fazem acontecer.....

2 comentários:

  1. Brutal!

    As mulheres quando se tornam mães, passam a ser MÃES! Muitas vezes para proteção dos seus rebentos abdicam de serem mulheres!

    Parabéns pela tua coragem! És MÃE a tempo inteiro e não quises-te abdicar, mais, de seres mulher!
    Enfrentando tudo e todos, nunca desistis-te, apesar de muitas vezes seres, directa ou indirectamente, assediada para o fazeres!

    És, sem duvida, um exemplo a seguir por qualquer mulher que queira ser feliz mesmo sendo MÃE!!!

    Feliz dia da mulher!!!!

    ResponderEliminar
  2. Devo dizer que fizeste-me nascer uma lágrima no canto do olho.

    O segredo é não desistir, acreditar em nós mesmas e sermos fiéis à nossa consciência e não à dos outros.

    bjs

    ResponderEliminar