sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Comunicação



Para haver comunicação pressupõe-se que haja alguém que emite essa mensagem (emissor), alguém que receba (receptor), uma mensagem e um canal para esta ser transmitida.

Isto aprende-se nos primeiros anos de escola na disciplina de Português.


Aprende-se ainda que na comunicação pode haver ruído, algo que inibe a recepção perfeita da mensagem, por parte do receptor.

Não obstante de o próprio emissor, por vezes, não conseguir transmitir exactamente o que quer dizer, há ainda o ruído provocado pela forma como o receptor interpreta a mensagem.

A vontade de que as coisas sejam de determinada forma, independentemente de como foram na realidade, fazem com que peguemos no que nos é contado e arrumemos da forma mais agradável a nós. Mas, invariavelmente a realidade há-de vir como que um comboio que nos passa por cima e nos "desarruma" tudo outra vez.

Nessa altura temos de voltar a arrumar tudo no sitio certo e, desta vez, montando a história de uma forma menos aprazível mas mais próximo da realidade. É um processo que requer algum tempo e paz.

Ainda assim é, sem duvida, mais fácil de fazer com a nossa pessoa por perto, e com a ajuda de um abraço sentido tudo fica mais fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário