sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Amor e ilusão

Não queria entrar neste assunto com filosofias baratas disfarçadas por um discurso retórico, o que penso que corro o risco de fazer sem querer .

Vou tentar não fazê-lo.

O que nos faz gostar/amar alguém?

(pois, já cheira a filosofia barata e ainda nem comecei...continuando)


Porque este sentimento nem sempre é eterno?
(Sim, umas vezes porque as pessoas mudam - aí é fácil de entender.)

Mas, e quando ele não é eterno porque nos enganámos?

E quando não é eterno porque nos unimos por todas as outras razões possíveis menos o amor?

Quando o que acaba não é o amor, apenas o que acontece é o constatar que ele nunca existiu realmente?

O pior de tudo, não é quando nos enganámos com a pessoa (pensando que era o que não era), o pior é quando nos enganamos no sentimento - quando descobrimos que o que pensávamos ser amor era qualquer outra coisa menos isso.


Por vezes nem pensávamos muito nisso, porque a razão real que nos fez ficar com determinada pessoa camuflava tudo o resto. Caridade, pena, sentimento de salvadora da pátria...tudo menos amor. Tudo isto associado a muita imaturidade...

Sim, esta fui eu há uns aninhos.

Mas também os há que por estarem num estado profundo de carência, e pelo medo de ficarem sozinhos se iludem com pessoas e sentimentos.
O estado de carência afectiva faz reflectir em qualquer pessoa que nos dá atenção as características da pessoa que sempre procurámos. E mais uma vez a ausência de amor verdadeiro e a real forma de ser da pessoa fica camuflada por tudo o resto.


Comigo não foi bem assim, mas também não vou apontar esta situação a ninguém em especial, mas que acontece, acontece.

Se uma relação assente no verdadeiro amor não é sempre rosas, uma que nasce em cima de outra coisa qualquer que não seja o amor, tem os dias contados.
Mais cedo ou mais tarde, no primeiro caso, as razões porque se uniram deixam de ter o peso suficiente para manter a união, e no segundo caso a real forma da outra pessoa aparece e a desilusão é inevitável.

Pronto, acho que não consegui fugir totalmente à retórica, mas valeu o esforço. E acho que a mensagem passou.

Sem comentários:

Enviar um comentário