segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Há 25 anos os meus pais casaram-se


Ontem os meus pais fizeram anos de casados. Uma das três datas que celebram.
Há 25 anos casavam pela Igreja e a minha mãe realizava o sonho que sempre teve.

Eu tinha 8 anos. Tenho poucas memórias concretas desse verão, apenas de ser um período diferente. Sempre me senti em primeiro plano para a minha mãe, mesmo quando passava temporadas de férias em casa da minha tia, mas neste verão foi diferente. Houve alturas em que senti que havia o que preocupasse mais a minha mãe e lhe ocupasse o pensamento. Não é que fosse assim na realidade, em tempo algum a minha mãe me negligenciou ou me passou para segundo plano, mas para mim que estava habituada a um "estar" sempre igual, naquele mês de Agosto houve ali alterações às rotinas que eu não estava habituada.

Sem saber muito bem o que se estava a passar, fui assistindo a todo o desenrolar de acontecimentos até ao culminar de todos os preparativos, o dia do casamento. Estava nervosa, muito nervosa. Afinal eu era a menina das alianças, quem abria o cortejo de entrada da noiva na igreja. Eu ia à frente com um vestido novo que a minha mãe me comprara e um cesto com as alianças dos meus pais, que iam finalmente ser benzidas.

A minha mãe era a noiva, e isso era um sentimento engraçado que nem eu entendia muito bem. Pela primeira vez, foi neste dia que eu solicitei a sua ajuda e ela estando presente não me pôde ajudar e teve de delegar essa tarefa numa prima minha mais velha. Fiquei feliz por assistir ao casamento dos meus pais, coisa que não aconteceu a nenhuma amiga minha. No entanto, foi uma altura de viragem, acho que pela primeira vez tive a consciência de que a minha mãe era mais que isso, não era só a minha mãe mas também uma mulher, uma pessoa com identidade própria com objectivos próprios que não só eu. E com isto, mesmo estranhando, foi a minha primeira "emancipação" como individuo, e um crescimento na minha admiração por ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário