quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Amor com amor se paga


A propósito do post "Educação": temos dias complicados, difíceis mesmo, como o que levou o Nuno a escrever assim.

É efectivamente difícil ensinar ao mesmo tempo que se "desensina", educar enquanto há quem deseduque. Ter de conviver com o facto de o "outro lado" fazerem chantagens do género: se não disseres que queres ficar com o pai, não jogas na playstation ou só gosto de ti se disseres que não gostas do Nuno ...

Depois disto, há pequenos nadas que são tudo, e que mostram o quanto vale o nosso trabalho e esforço e quais os efeitos concretos da postura adoptada pelo outro progenitor e respectiva família:

Quando, mesmo com isto tudo, o meu pequenito faz questão de se despedir de quem o pai tanto o ensina a odiar com um beijinho terno;

Quando a minha pequenita se refere ao meu companheiro como o seu Nuno preferido;


Quando os dois fazem questão de não adormecer sem os beijinhos de boas noites da mãe e do Nuno, o qual são tão incentivados a não amar;

Quando o Nuno é constantemente requisitado para brincar e é uma referencia em tantas coisas;

Quando nos abraçam com todo o carinho depois de um dia sem nos verem;

Quando o meu pequenito chama os colegas para apresentar o companheiro da mãe com todo o orgulho do mundo;

Quando chegam bem juntinho ao meu ouvido e dizem: mãe, és a melhor do mundo, adoro-te. Tive saudades tuas (isto estando menos de um dia sem me verem).

O amor dá sempre amor, e semeando este junto dos nossos pequenos só podemos receber o mesmo em troca.

É pena que o sistema judicial esteja tão mal montado que se baseie em muito do que as pessoas estão dispostas a ir lá contar e não no que é a realidade.

O maior problema é que, com o tempo, as crianças de hoje serão adultos amanhã e saberão fazer o seu julgamento, e embora aí vejam a realidade concreta o tempo não voltará atrás.

Sofrerão eles por terem sido injustiçados e eu. Resta-nos a esperança que ainda se faça justiça neste país e se consiga ver para além do que meia dúzia de gente sem escrúpulos diz.

2 comentários:

  1. Olá!
    Apesar de não ser mãe e não sentir a mesma dor que vocês, não resisto a comentar. Não sei se, no futuro, será assim, mas pelo menos eu credito nisto!
    É notório que os pequenos adoram o Nuno, e isto é verdade, todos os dias!
    Os meninos são forçados a mentir para obterem algum benefício, nem que seja um direito fundamental, brincar. Mentem por segundos.
    São tão puros que até partilham a mentira com vocês.
    Não pensem que o vosso esforço é inglório porque não o é! Continuem a educar dessa forma, com a verdade!
    “O amor dá sempre amor, e semeando este junto dos nossos pequenos só podemos receber o mesmo em troca.” O mesmo vai acontecer com o outro progenitor. O amor que ele dá, é o que vai receber, se ele instiga a mentira, no futuro será essa a moeda! Os meninos vão perceber a quem devem dar credibilidade e quem não tem credibilidade nenhuma!
    O sistema judicial funciona, mas será eternamente criança, não cresce e como tal pensa que todos dizem a verdade! Se todos dissessem a verdade era fácil, mas sabemos que não é bem assim, e com alguém constantemente a dizer “ não se esqueça que está sob juramento” quando é a própria a instigar a mentira, ainda pior. O juramento muitas vezes é feito dentro de 4 paredes de um escritório qualquer!
    Apesar de tudo isto, para mim, a justiça ainda funciona, por vezes recorre a profissionais para atestar a veracidade dos depoimentos dos quais se fez juramento em 4 paredes de um escritório qualquer, mas é muito lenta, cria uma grande dose de angústia nos intervenientes.
    Eu acredito, acredito sempre, os meninos e a verdade vão vencer e tu também, claro! Quando eles chegarem à idade adulta e consigam avaliar tudo isto, vais ver que compensou todo este esforço que agora, parece inglório!

    ResponderEliminar
  2. OLá Raquel!!
    Tenho acompanhado um pouquinho os teus textos e dá para compreender que o processo paternal lá vai avançando espero que corra tudo bem .
    Custa-me ver que as crianças é que estão a pagar com essa barahada de emoções e rancores que existem entre os pais...infelizmente eles sofrem sempre muito com tudo isto... pai é pai, mão é mãe e gerir as emoções de uma separação entre eles não lhes trás agrado.

    Boa Sorte!!

    ResponderEliminar